Amor líquido.


Por que as relações humanas tem sido cada vez menos significativas?

   Vivemos numa era de relações liquidas, em que nada é feito para durar. No que tange à natureza dos relacionamentos humanos, as pessoas se sentem mais confusas e inseguras, sobretudo, consigo mesmas, e acabam por buscar a satisfação momentanea, aumentando assim, a fragilidade do vínculo. Agimos de acordo com nossos instintos mais inseguros: individualismo, egocentrismo e narcisismo, resultando no que Zygmunt Bauman chama de “amor líquido”, onde mantemos as relações de acordo com os benefícios que ela traz, e o substituimos por aquele que nos traz ainda mais benefícios.
   A verdade é que amar pode ser caracterizado como um ato arriscado, perigoso, pois não conhecemos de antemão o resultado que nossas experiências efetivas e isso nos torna menos suscetíveis a embarcarmos em algo que não sabemos se haverá mais perda que ganhos. Logo, a solidificação do amor é algo difícil de se alcançar, porque amor depende de um entregar-se ao outro, como antigamente, como deveria ser, mas acaba se transformando em duas partes tirando vantagem uma da outra, como realmente acontece. E as redes sociais tem um papel importante para o amor líquido, pois as relações são mais faceís e menos complicadas no sentido de solução de problemas futuros, quanto mais fácil podemos nos conectar, mais fácil é para desconectarmos.  No mundo virtual – ou redes sociais -, o amor se torna consumismo, nos oferta pessoas em diversas plataformas. Se não estou satisfeito com uma relação, simplesmente a ignoro, e busco a proxima. Não há o medo e a insegurança de uma conversa face a face, em que temos de nos empenhar, nos dedicar e dar o melhor de nós mesmo a fim de se concretizar um amor doradouro.
   Assim, se reduz o valor emocional atribuído ao sentimento, trazendo mais previsibilidade e menos sofrimento. O amor líquido faz com que nossas relações sejam cada vez mais flexíveis e na falta de um porto seguro para a nossa solidão, o ser humano mergulha em relações cada vez mais líquidas: rápidas, fúteis, descompromissadas e sem valor.
   Em busca de uma fuga dessa realidade, a sociedade opta por estabelecer vínculos virtuais, evitando o comprometimento com a dúvida – e o medo -  de uma relação presencial. Bauman nos diz que “Estar num relacionamento significa muita dor de cabeça, mas sobretudo uma incerteza permanente. Você nunca poderá estar pleno e verdadeiramente seguro daquilo que faz, ou de ter feito a coisa certa no momento preciso.”
Sem a pressão de estabelecer uma responsabilidade, o relacionamento se torna cada vez mais frágil, uma mera conexão, e assim, podemos trocar de parceiros por outros cada vez melhores. Bauman nos explica que quando a qualidade das relações diminui, a tendência é tentar recompensá-la com uma quantidade maior de parceiros.  Um exemplo é a quantidade de amigos nas rede sociais que ultrapassam os 400, 500 amigos, algo irreal para a convivência cotidiana de qualidade.
   Nós, como pessoas, nos afastamos de relacionamentos principalmente pelo medo da rejeição, o que é natural e, na atual sociedade, quase iminente. A fluídez do amor moderno, é visto como relações líquidas cuja facilidade de conexão e desconexão nos atrai, fazendo com que nossos medos e inseguranças sejam aplastados pela ideia de poder se livrar do menor dos problemas, com a simplicidade de um click. As pessoas pensam que podem resolver problemas cortando vínculos, mas o que elas fazem mesmo é agravar conflitos criando complicações futuras. 
    Para sermos felizes, precisamos de dois valores indispensáveis: segurança e liberdade. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um caos. Essa dualidade acaba por nos confundir e trazer ainda mais insegurança nas relações afetivas. Quero ter segurança, mas quero ser livre tambem. Por outro lado, não posso ter liberdade sem dar segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre as diferenças.

À ela, porque merece.

Não sei.