Sobre as diferenças.




Este texto é para todos nós, aqueles que cruzam nossos caminhos, seja na parada de ônibus ou no bar. Somos únicos, cada um de nós, apesar de nossos esforços para nos conformarmos com padrões predefinidos. A verdade é que não deveríamos desejar ser iguais a todos. A singularidade é o que nos torna especiais, e é algo que ninguém mais possui, não importa o quanto busquem. Na realidade, a busca pela uniformidade é desinteressante; a vida seria muito mais intrigante se não houvesse duas pessoas idênticas.

Muitas vezes, nós nos consideramos estranhos sem entender por quê. Recebemos pressões da mídia, das redes sociais e de outras fontes sobre como agir, falar, vestir e quando falar ou calar. No entanto, ninguém possui o manual definitivo. E, na verdade, mesmo que tudo fosse mais fácil, provavelmente seria mais tedioso. Não existem pessoas "anormais" ou "normais", apenas maiorias que moldam suas preferências com base em suas experiências compartilhadas, decidindo serem como os outros ao seu redor. Em última análise, são as decisões que nos tornam diferentes, e isso é uma coisa boa, algumas pessoas chamam isso de personalidade.

Passamos nossos dias procurando alguém com quem possamos compartilhar nossas peculiaridades, diferenças e excentricidades, alguém que nos compreenda e não nos julgue. Contudo, muitas vezes, tentamos nos encaixar em um quebra-cabeça errado.

Na verdade, não há problema em ser rotulado como "nerd" porque acompanha trinta séries simultaneamente, ou porque prefere noites assistindo Star Wars ou Harry Potter pela enésima vez. Você não precisa gostar de futebol nem conhecer todos os jogadores, e não é obrigado a seguir as últimas tendências de moda ou cortes de cabelo se isso não combina com você. Não se sinta pressionado a seguir uma carreira tradicional; é válido mudar de rumo, dedicar-se à música, ao teatro, à escrita, ou a qualquer outra paixão que o faça feliz. Não importa se você não possui a carreira mais prestigiosa ou uma conta bancária com muitos zeros. Talvez você prefira não se prender a uma casa, a um aluguel, optando por aventurar-se sem um plano rígido ou um mapa definido.

Não busque desesperadamente por um relacionamento, permita-se explorar e encontrar alguém que valha a pena. Chorar não é sinal de fraqueza, é uma expressão legítima de emoções, tão importante quanto sorrir. Estabeleça metas ambiciosas e descubra que o "impossível" pode ser alcançável. Seja autêntico e, acima de tudo, esteja com pessoas que o valorizam pelo que você é, independentemente das aparências superficiais. Não se deixe influenciar pelo julgamento alheio, e lembre-se de que a opinião de estranhos ou conhecidos distantes não define quem você é. Seja você mesmo e esteja com aqueles que genuinamente o amam.

Mesmo que seja estranho, mesmo que seja normal demais, mesmo que não siga as modas do Instagram, ou seja, muito viciado, mesmo que você não entenda muitas das coisas que faz ou por que as faz. Porque vocês não são iguais, ninguém é, porque você não imaginou assim, talvez você fosse ser mais alto e ela muito mais loira, talvez você estivesse contando que ela gostasse de handebol e você gosta mais de tênis. Que ela quisesse morar longe e ele vivesse muito bem em sua casa. Por causa de todas essas diferenças irreconciliáveis, você ouvirá que são incompatíveis, mas ninguém é, todos nós nos adaptamos ao que queremos, nos moldamos em uma única forma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

À ela, porque merece.

Não sei.